CANPAT debaterá a prevenção de acidentes do trabalho durante a Fisp 2018
Este ano a campanha do tem como foco o adoecimento ocupacional e as quedas do trabalho em altura
São Paulo, setembro de 2018– O adoecimento ocupacional e as quedas do trabalho em altura estarão em debate durante a realização do Seminário CANPAT 2018 – Região Sudeste (Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho), que acontecerá na Fisp (Feira Internacional de Segurança e Proteção) entre os dias 3 e 5 de outubro, no São Paulo Expo. Promovida pelo Ministério do Trabalho em todo país desde abril, a campanha tem o objetivo de implantar uma melhor e forte cultura em segurança e a saúde no trabalho.
Tendo origem nas primeiras SIPAT (Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho), em 1953, tornou-se permanente a partir de 1971, com o objetivo de divulgar conhecimentos técnicos e ministrar ensinamentos práticos de prevenção de acidentes, de segurança, higiene e medicina do trabalho, sendo uma ação anual desenvolvida pelo Ministério do Trabalho, em parceria com diversos órgãos, com a finalidade de alertar e sensibilizar a sociedade sobre a importância de uma cultura de prevenção de acidentes no trabalho. Esse ano a campanha iniciou-se em abril e vai até novembro.
Na Fisp serão três dias de palestras. Assuntos como “Gestão de Proteção Coletiva na Construção Civil”, “Certificação de EPI no Ministério do Trabalho” e “Gestão de Proteção Coletiva na Construção Civil” serão apresentados por especialistas de destaque nacional.
Almeida chama a atenção para o fato de não haver dados efetivamente confiáveis sobre o volume de casos de acidentes de trabalho no Brasil. “Temos uma estatística, que utiliza as CATs (Comunicações de Acidentes de Trabalho), com cerca de 460 mil casos no país em 2017, além dos casos de nexo atribuídos pelo INSS”, lembra Almeida. “No entanto, esse número não inclui trabalhadores informais, profissionais liberais e casos de subnotificação, que são bastante frequentes em nosso País.”
A Fisp é organizada e promovida pela Cipa Fiera Milano em parceria com a Abraseg – Associação Brasileira dos Distribuidores e Importadores de Equipamentos e Produtos de Segurança e Proteção ao Trabalho, Animaseg – Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho e Sindiseg – Sindicato da Indústria de Material de Segurança. Junto à Fire Show – International Fire Fair deve reunir cerca de 700 empresas expositoras que apresentarão o que existe de mais moderno na área de segurança e proteção ao trabalhador e público de 40 mil profissionais. Mais informações no site www.fispvirtual.com.br.
Serviço:
13ª Fire Show – International Fire Fair
22ª Fisp – Feira Internacional de Segurança e Proteção
Data: 3 a 5 de outubro
Horário: 13h às 21h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center – Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – São Paulo / SP
Mais informações: www.fispvirtual.com.br
Sobre a Cipa Fiera Milano
A Cipa Fiera Milano, filial brasileira da Fiera Milano, um dos maiores players de feiras e congressos do mundo que a cada ano atraem aproximadamente 30 mil expositores e mais de cinco milhões de visitantes,tornou-se sócio majoritário da Cipa do Brasil em 2011, dando origem à Cipa Fiera Milano. No Brasil, são realizadas 12 feiras que representam os mais diversos segmentos da economia, como segurança, energias limpas e sustentáveis, tubos e conexões, cabos, saúde no trabalho, tintas, tratamento de superfícies, esquadrias, tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade, entre outras. Entre as principais marcas do portfólio estão Exposec, Fisp, Ecoenergy, Reatech, Ebrats e Fesqua.
Mais informações para imprensa:
2PRÓ Comunicação
Email equipe: fieramilano@2pro.com.br
Teresa Silva – (11) 3030-9463
Marcos Coelho – (11) 3030-9403
Myrian Vallone – (11) 3030-9404
www.2pro.com.br